Em crescimento: Pesquisa do IBGE aponta a ampliação do rebanho de gado no país
Em crescimento: Pesquisa do IBGE aponta a ampliação do rebanho de gado no país
A Pesquisa da Pecuária Municipal, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), revelou o tamanho do rebanho de gado no Brasil em 2022. De acordo com os dados, o rebanho bovino brasileiro conta 234,4 milhões de cabeças, um crescimento de 4,3% se comparado com o ano anterior. Esses animais estão distribuídos em uma área de 160 milhões de hectares.
Os estados com o maior número de animais são: Pará, Mato Grosso do Sul e Rondônia. Já a produção de leite, o município de Castro, no Paraná, continua liderando, foram 426,6 milhões de litros de leite produzidos.
Além do crescimento de animais nos pastos, os pecuaristas estão evoluindo cada vez mais na criação dos animais, investindo cada vez mais em tecnologia e soluções para o meio ambiente, aliando o crescimento e preservação ambiental, conquistando novos mercados e mais valor agregado na produção.
Especialistas ligados à produção animal, destacam que além do crescimento nos pastos, os animais por conta da evolução tecnológica dos alimentos e do correto manejo no pasto, estão ganhando mais pesos e a mortalidade está cada vez menor, atingindo níveis até então inimagináveis.
De acordo com os estudiosos da área, outro destaque que pode explicar o crescimento da produção bovina é o aumento da natalidade, levando em conta que os produtores estão cada vez mais dedicados a escolha de boas matrizes genéticas, priorizando a compra de sémen selecionados de animais de boa procedência, o que tem alcançado excelentes resultados de produção que são destacados agora pela pesquisa do IBGE.
Comentários: