Preço do leite ao produtor tem o 6º aumento seguido
O preço do leite que foi captado em abril sofreu um aumento de 5,1%, chegando a R$ 2,45 o litro, segundo o levantamento do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP esta é a sexta alta mensal consecutiva. O que significa que o preço do leite ao produtor teve um avanço real de 18,7% no ano.
O que explica esta reação é a produção que reduziu, a queda foi de 0,37% de março para abril; e, no acumulado do ano, a baixa é de 7,8%. Isso por conta de menores investimentos nas fazendas e também pela entressafra no Sudeste e no Centro-Oeste, além do atraso na safra do Rio Grande Sul, com os impactos negativos das enchentes sobre a atividade pecuária leiteira do estado.
Esse movimento de alta deve cair agora, a partir de junho, já que a oferta do leite cru tende a se recuperar, ainda que de forma lenta, e o incremento da margem do produtor nesses últimos meses deve favorecer a captação. Em segundo lugar, os laticínios relatam dificuldades em realizar o repasse da alta do campo aos preços dos derivados.
Além disso, as importações continuam sendo um fator de pressão sobre o mercado lácteo. Dados da Secex mostram que, de janeiro a abril, as compras externas somaram quase 774 milhões de litros em equivalente leite, 15% a mais que no mesmo período do ano passado.
Com informações do Cepea
Comentários: