Embrapa e Angus Revelam Eficiência Alimentar na Fenagen
A Associação Brasileira de Angus e a Embrapa Pecuária Sul divulgaram, na tarde de quinta-feira (1º/08), os resultados da Prova de Eficiência Alimentar 2024. Realizado na Associação Rural de Pelotas, durante a primeira edição da Feira Nacional de Genética Bovina (Fenagen), o evento fez parte das comemorações dos 50 anos do Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo). Dos 27 reprodutores participantes, provenientes de 15 propriedades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, seis touros foram classificados na categoria elite.
O touro Basco 1945 Addition, da Cabanha Basca, destacou-se ao ficar em primeiro lugar no pelotão de elite. Ingressando na Embrapa Pecuária Sul, em Bagé (RS), com 510 kg, ele alcançou 688 kg ao final da prova, com ganho médio diário de 2,601 kg e consumo alimentar residual (CAR) de -1,129. "Foi uma descoberta em nosso plantel. Um touro jovem que contribuirá para a sustentabilidade da nossa pecuária", afirmou Mariana Tellechea, presidente da Associação Brasileira de Angus e proprietária do touro vencedor.
A prova, em sua sétima edição, visa identificar touros com menor consumo alimentar e crescimento mais rápido, características essenciais para a sustentabilidade da pecuária. Fernando Cardoso, chefe-geral da Embrapa Pecuária Sul, enfatizou a importância dessa eficiência para reduzir os custos de produção, que têm a alimentação como maior componente. Mateus Pivato, gerente de fomento da Associação Brasileira de Angus, destacou que a prova ajuda a selecionar reprodutores que transmitirão essa eficiência alimentar às futuras gerações.
Comentários: