Venda de gado em pé é discutida com a Indonésia
Uma reunião em Jacarta na Indonésia tratou sobre a ampliação das relações comerciais e de cooperação técnico científica entre os países. O encontro foi entre o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, o embaixador do Brasil na Indonésia, George Prata, com o vice-ministro de Relações Exteriores indonésio, Pahala Mansury.
Um dos temas em debate foi a potencialização das exportações de carne bovina e de bovinos vivos do Brasil para a Indonésia, tendo em vista o interesse recíproco de ambas as partes. O ministro também se reuniu com representantes da Associação dos Confinadores de Gado, cujo interesse é na importação de gado em pé do Brasil, mercado já aberto em agosto deste ano.
Durante o encontro foram discutidas as possibilidades comerciais e a simplificação do modelo de exportação. “Isso garante competitividade e oportunidades tanto pro Brasil como também para povo da Indonésia, que vai ter a chance de ter acesso a produtos de qualidade com preços mais acessíveis, uma porta extremamente positiva”, destacou Fávaro.
Hoje a Indonésia importa mais de 600 mil cabeças por ano e pretende aumentar as relações comerciais com o Brasil, diz o Ministério da Agricultura.
Também foi discutido o investimento do país asiático no processo de autossuficiência na produção de cana de açúcar.
“O Brasil tem um domínio da tecnologia da produção de alimentos, de energia e de açúcar, através da Embrapa, uma das maiores empresas em pesquisa agropecuária. Nessa agenda tivemos a oportunidade de criar um grupo de trabalho para transferir esta tecnologia para que no futuro muito próximo a Indonésia possa ser autossuficiente na produção de açúcar”, afirmou o ministro.
O vice-ministro da Indonésia declarou que o Ministério das Relações Exteriores buscará se integrar ao grupo de trabalho criado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Agricultura da Indonésia para avanço das tratativas bilaterais.
Comentários: