Mercado pecuário fecha agosto com preços firmes
A estimada pelas consultorias especializadas para o boi gordo, a alta no mês de agosto foi de 5%, com uma cotação diária estável e a arroba a R$ 238,00, em mercado paulista.
Segundo o Cepea - Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Esalq/USP, os mercados de animais para reposição, para abate e também de carne com osso foram firmes em agosto. Segundo os pesquisadores, as ofertas são consideradas baixas frente ao interesse de compra, que tem aumentado, mas pontualmente. Com isso, os preços do bezerro, do boi magro, do boi gordo e da carne vêm se sustentando.
Apesar do cenário parecer favorável ao pecuarista, agentes ligados à atividade de cria, de recria e de engorda não se mostram satisfeitos com os valores que estão sendo obtidos com a venda de seus animais, ainda conforme levantamento do Cepea.
Em julho a arroba era de R$ 227, diante do controle das compras nos frigoríficos para pressionar os preços para baixo, e do outro lado os pecuaristas que não vendiam esperando valorização. O que é confirmado pelo boletim do Cepea que destacou que a oferta de animais prontos para abate era considerada baixa, frente ao interesse de compra da indústria que aumentou pontualmente.
Com oferta elevada no mercado brasileiro, com o maior abate de todos os tempos no país, que devem levar ao número de 38 milhões de cabeças em 2024, e também um recorde nas exportações, levou a um maior equilíbrio, elevando o preço da arroba.
Comentários: