Colhedora de forragens: o que considerar na hora da compra?
A escolha de uma colhedora de forragens é uma decisão importante para produtores que buscam otimizar a produção de silagem, que é considerado um alimento fundamental para a nutrição do gado. Existem dois modelos disponíveis no mercado, o acoplado a tratores ou os autopropelidos, sendo que os dois têm a função de transformar plantas forrageiras em silagem.
A silagem pode ser de grama, milho, sorgo e feno, e quando picada em pequenos pedaços, é armazenada em silos ou sacos, onde passa por um processo de fermentação. Como resultado final, ela se torna uma fonte de nutrição para animais em períodos de escassez de forragem.
Uma dúvida comum entre produtores rurais é sobre quais são os principais aspectos que devem ser considerados na hora de escolher uma colhedora para comprar. Especialistas apontam que o primeiro ponto a ser avaliado é o tipo de equipamento que melhor atende às necessidades da propriedade em específico. As colhedoras acopladas a tratores, com preços menores podem ser uma opção viável para pequenas e médias propriedades. Já as autopropelidas exigem um investimento maior.
Além do custo inicial, a capacidade de ajuste da colhedora é outro fator relevante, tendo em vista a tendência de que o tamanho das partículas da silagem aumente, com recomendações de até 30 mm. O ideal é escolher um equipamento com maior capacidade de regulagem, que permite adaptar a silagem de acordo com o rebanho.
Outro ponto importante é a uniformidade do picado, que está diretamente ligada ao sistema de afiação das facas da colhedora. Optar por modelos que tenham afiadores automáticos ou semiautomáticos pode ser uma vantagem, porque garantem que as facas estejam sempre em bom estado. Para garantir uma boa escolha, além das dicas, uma alternativa é que o produtor busque a orientação de um consultor agrônomo antes de finalizar a compra. O profissional oferece informações essenciais sobre as melhores práticas e a escolha de equipamentos que realmente atendam às necessidades da propriedade.
REMATE AGROSHOP - O SEU SHOPPING DO AGRO: https://remateagroshop.com/
Comentários: