Embrapa apresenta manejo para combate ao capim-annoni
Embrapa Pecuária Sul, em parceria com o Instituto Desenvolve Pecuária, apresentou o Método Integrado de Recuperação de Pastagens (Mirapasto), que aponta vantagens econômicas para o produtor na recuperação de campo infestado pelo capim-annoni, sem a necessidade de mobilização do solo ou da dessecação total da vegetação.
A pesquisa aponta quatro pilares de manejo: controle de plantas indesejáveis adultas, correção e manutenção da fertilidade do solo, introdução de espécies forrageiras de inverno e de verão em semeadura direta e controle da oferta de pasto.
“O Mirapasto é muito atrativo não só do ponto de vista da valorização da propriedade e da conservação da diversidade, mas também no resultado econômico. Conseguimos um ganho no período quente e no período frio, enquanto que a perda de peso no capim-annoni dura cerca de quatro meses, resultando em fome, sofrimento animal e perda econômica”, explica o pesquisador Naylor Bastiani Perez.
Os resultados do estudo apontam um ganho anual do campo recuperado pelo Mirapasto de 382 quilos por hectare, com custo médio de recuperação de 243 quilos por hectare, considerando os anos iniciais, que são aqueles de maior desembolso. Isso gera um saldo de 139 quilos por hectare.
Outra conclusão, já em um campo infestado, aponta que, se for corrigida a fertilidade do solo e feita a introdução de espécies de inverno, os ganhos medidos na experimentação são de 222 quilos por hectare com um custo de 172 quilos por hectare, com saldo de apenas 50 quilos por hectare. O resultado líquido anual, nesse último caso, pode ficar abaixo do obtido em uma área infestada sem correção que, no estudo realizado, foi de 78 quilos por hectare.
“O maior desafio de manejo é retornar a uma vegetação nativa mais próxima do que ela era antes da infestação. Nesse sentido, estamos buscando estratégias para usar sementes de espécies nativas em algumas manchas de solo, onde a vegetação por espécies forrageiras tem sido mais difícil”, conclui Perez.
📲 Quer receber as melhores oportunidades de negócios e as principais ofertas de animais? Clique aqui e se inscreva!
Comentários: