Index Asbia: reação no mercado de genética bovina no 3º trimestre
Index Asbia: reação no mercado de genética bovina no 3º trimestre
Um novo Index foi divulgado pela Asbia - Associação Brasileira de Inseminação Artificial referente ao mercado de genética bovina no terceiro trimestre de 2023.
A Abia solicitou a elaboração do relatório para o Centro de Estudos em Economia Aplicada (Cepea), ele tem dados compilados de janeiro a setembro de 2023 – onde já apresenta uma melhora do mercado de sêmen para bovinos de corte, com redução de apenas 5% em relação ao mesmo período do ano passado – nos trimestres anteriores, a queda teve mais impacto.
Segundo Cristiano Botelho, executivo da Asbia, 2023 foi um ano de grandes desafios tanto nos preços pagos ao pecuarista de corte e ao produtor de leite como nos custos de produção – além das crescentes importações de leite. O Index Asbia 3º trimestre sinaliza uma reação.
Apresentaram números positivos o material genético para pecuária de corte, e também o sêmen de bovinos para produção de leite.
Os dados mostram que no primeiro trimestre, o volume de doses vendidas no mercado interno aumentou 14%, já no segundo trimestre, o crescimento foi de 10%. E entre julho a setembro, o decréscimo foi de 5% em comparação com o terceiro trimestre do ano passado. O salto até setembro foi positivo em 6%.
O Centro-Oeste foi a região que mais investiu em sêmen para leite no 3º trimestre de 2023, com um crescimento de 4,28% comparado a 2022.
Já o Sudeste fez um volume superior em 2,46%, isso para sêmen das raças de corte. O crescimento do uso da inseminação artificial no Brasil de janeiro a setembro foi de 2%. O volume de doses produzidas de 12 milhões até setembro, é o terceiro maior dos últimos cinco anos
Fonte: Assessoria de comunicação Asbia
Comentários: