Girolando: associação supera recorde histórico de registros genealógicos
Por mais um ano consecutivo, a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando superou seu recorde histórico de registros genealógicos de animais. Foram 113.690 registros efetuados pelos técnicos da entidade, de norte a sul do Brasil, atingindo um crescimento de 5% em 2025.
Além da conquista histórica nos números gerais, duas categorias do Serviço de Registro Genealógico também bateram recordes. O Registro Genealógico de Nascimento (RGN) finalizou 2025 com aumento de 11,23% (48.052 registros), e o Registro Genealógico Definitivo (RGD) – Genealogia Conhecida apresentou crescimento de 3,69% (46.671 registros).

Única entidade delegada do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para executar o Serviço de Registro Genealógico da raça no Brasil – função exercida desde 1989, a associação conta atualmente com 2.450.816 registros acumulados.
O mercado de animais Girolando tem se mantido bastante aquecido, com um produtor que trabalha com animais de alto valor produtivo e genética agregada, que garante aumento sustentável da produção, sem elevação significativa dos custos. As fazendas estão garantindo mais rentabilidade para seus negócios ao substituir vacas de baixa produção ou no final da lactação por animais mais jovens, eficientes e geneticamente superiores, segundo a associação.
Os criadores perceberam que o melhoramento genético e a seleção animal precisam fazer parte de um processo contínuo dentro das propriedades. E dados da associação mostram que, aliado ao registro, o criador vem utilizando diversas ferramentas disponíveis dentro do Programa de Melhoramento Genético de Girolando (PMGG), como genômica, controle leiteiro, avaliações genéticas e teste de progênie.
Com informações da Assessoria de comunicação do Girolando
Comentários: